Visita do Governador
Postado em: 12 de Agosto de 2022 por Rotary Club de Erechim-Boa Vista
Atuar de forma voluntária em prol da sociedade, principalmente daqueles que mais precisam de ajuda. Essa é a essência dos trabalhos que envolvem o Rotary Club. Para acompanhar e debater sobre os projetos em andamento e planejar ações, esteve em Erechim, ontem (11), o governador do Rotary Distrito 4700, Antoninho Scottá e sua esposa, Rosa Maria Mingot Scottá. Acompanhados de integrantes de clubes locais, eles participaram do programa Bom Dia Entrevistas.
Na oportunidade, Antoninho destacou a importância da visita aos clubes do município e ainda, ao Rotaract Club e ao Interact Club e Rotary Kids. O governador mencionou que todos os rotarianos estão envolvidos em uma causa nobre que envolve a vacinação contra a Pólio. A campanha prossegue até 09 de setembro, sendo que o Dia D será em 20/08. “Fizemos um apelo para os pais, para que observem a carteirinha de seus filhos e, caso necessário, procurem as unidades de saúde para a imunização. Não queremos que essa doença volte a ser identificada no País, pois pode deixar muitas sequelas. O melhor legado que o Rotary pode deixar é um mundo livre da pólio”, ressaltou.
Do mesmo modo, Rosa enalteceu que é muito especial acompanhar o governador nessa missão. “Os clubes prestam um grande serviço à comunidade, especialmente nesse ano rotário histórico, em que temos a primeira mulher como presidente internacional do Rotary, em 117 anos”, frisou.
O bate-papo teve, ainda, a participação de Marta Tobaldini Machado, presidente do Rotary Club Erechim Boa Vista e Romeu Filipini, presidente do Rotary Club Erechim Paiol Grande. “O Rotary é uma entidade internacional, que está em praticamente todos os países, sendo que possui ações em várias frentes. Erechim conta com quatro clubes de Rotary, dois de Rotaract (jovens acima de 18 anos), o Interact (de 12 a 18 anos) e o Rotary Kids (menores de 12 anos). Essa estrutura também é composta pelas integrantes da Casa da Amizade e nos consideramos uma família”, pontuou Marta ao acrescentar que, entre os projetos desenvolvidos especificamente em Erechim, destaca-se o Banco Ortopédico – que realiza o empréstimo de itens como: bengalas, andadores, cadeiras de banho, cadeiras de roda e camas. “Entendemos que o nosso papel é social e por isso, temos um olhar voltado às comunidades e seus respectivos desafios. Durante o ano desenvolvemos ações junto a entidades assistenciais, principalmente em datas comemorativas”, complementou.
Para Romeu, o engajamento de cada integrante reflete nos resultados dos trabalhos. “Trata-se de uma união mundial e um exemplo é a mobilização em prol da erradicação da poliomielite. Ao promovermos ações nas mais variadas localidades, colaboramos com a Fundação Rotária, que é responsável por conceder suporte às regiões que necessitam. Ao fazer parte da família rotária percebemos o quanto é bom ajudar o próximo”, reforçou.
Ele aproveitou para convidar os interessados em saber mais sobre o Rotary, para participar das reuniões que acontecem às segundas, terças, quintas e sextas, na Casa da Amizade, localizada na Rua JB Cabral, número 470. “Serão todos bem-vindos para colaborar”, disse.
Sobre o Rotary
O Rotary Club foi fundado há 117 anos nos Estados Unidos pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos. O propósito era fortalecer o companheirismo e a troca de ideias, sendo que cada um tinha uma profissão diferente. Após, resolveram criar a Fundação Rotária a qual participou da fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) e é membro até hoje, sendo a única entidade que não é um país e tem acento na ONU.
Em todo o mundo são 1.300.000 de rotarianos que formam o exército do bem: voluntários que se dedicam a fazer boas ações para outras pessoas. No Brasil há em torno de 50 mil integrantes, distribuídos em 31 distritos, onde cada um tem um governador. O Distrito 4700 tem 59 clubes e 1654 associados.






